Propostas de saúde vencem eleições na Escola Militar Tiradentes

 

Da Redação

O Partido Direito à Vida e à Saúde (PDVS) venceu as eleições estudantis na Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes, em Cuiabá. A votação ocorreu nesta quinta-feira (23/10) e contou com a participação de cerca de 400 alunos do Ensino Médio, que foram às urnas para escolher a melhor entre as cinco propostas apresentadas. A atividade é promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

Os alunos foram divididos em cinco partidos com cinco integrantes cada. Eles elaboraram e apresentaram as propostas para os demais estudantes e esperaram ansiosos o resultado das urnas. A coordenadora pedagógica da instituição, Cláudia Regina Navarros, explicou que, nos próximos dias, o partido vencedor vai se reunir com a direção da escola para discutir como serão implantadas as políticas públicas apresentadas. “As propostas não se limitaram ao ambiente escolar. Tivemos propostas para a comunidade também” explicou.

O projeto é fundamental para que os alunos desenvolvam a cidadania e consciência política, segundo o diretor da escola, Tenente Coronel James Ferreira. Para ele, este projeto do TRE-MT é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes. “Acreditamos que essa vivência vai melhorar o desempenho no ENEM, pois eles agora têm uma melhor visão de mundo e mais vivência. A iniciativa é espetacular”, comemorou.

O estudante do segundo ano do Ensino Médio, Edimárcio Salviano, é representante do partido vencedor, o PDVS.  As propostas apresentadas para os estudantes se basearam na necessidade de proporcionar melhores condições de estudo. Entre as medidas que os estudantes querem implementar estão o oferecimento de água gelada nos bebedouros e campanhas de conscientização para que os alunos entendam a importância de preservar os banheiros limpos e não jogar o lixo no chão. “Este projeto foi muito importante para conhecermos como funcionam as eleições. Gostei muito de participar”, comemorou.

Consciência política – O Partido Ética e Cidadania (PEC), representado pelo estudante João Carlos, acredita que o principal é focar na qualidade do ensino para a formação de bons cidadãos. Independentemente do resultado das urnas, todos ganharam em conhecimento. “O projeto ajudou todos os alunos a tomar conhecimento do que é política e da importância de se envolver. Política está em todos os aspectos da nossa vida, não podemos deixar que os outros decidam por nós”, ponderou.

Além do PDVS e do PEC, disputaram as eleições o Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL), Partido do Respeito às Diversidades (PRD) e o Partido Educação e Meio Ambiente (PEMA). A Cerimônia de Diplomação ocorrerá no dia 29 de outubro, às 8h30, no auditório da Casa da Democracia, com a presença dos alunos dos colégios participantes.

http://www.folhamax.com.br/cidades/propostas-de-saude-vencem-eleicoes-na-escola-militar-tiradentes/25687